Foto: Nathália Schneider (Diário)
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) está ampliando as atividades em Santa Maria com a abertura de uma segunda unidade no município. O novo local, que fica no Espaço Alexandre Cortez, na Rua Duque de Caxias, 2.319, Bairro Medianeira – sede da Faculdade de Direito (Fadisma) – passará a funcionar no primeiro semestre letivo de 2024.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Esse movimento faz parte de uma nova etapa na gestão da instituição, que prevê a utilização de estruturas mais modernas, inovadoras, sustentáveis, próximas aos centros urbanos e com melhor acessibilidade para a comunidade.
– Estamos readequando nossos espaços para oferecer melhores condições de ensino, lembrando que neste ano de 2023 fomos avaliados com nota máxima pelo MEC. Esse movimento garante a permanência da universidade no município, com a oferta dos cursos em novos e modernos espaços – afirma o diretor do campus da Ulbra em Santa Maria, Mauro Luiz Cervi.
Inscrições para o Sisu começam dia 22 e vão até 25 de janeiro
Estrutura
O campus atual, localizado na região oeste de Santa Maria, permanecerá em operação, mantendo algumas atividades no local. Já no novo endereço, funcionarão cursos presenciais de graduação, entre outros serviços. A mudança não acarretará prejuízo às atividades acadêmicas, pois o calendário letivo segue normal.
Em Santa Maria, a Ulbra oferece, atualmente, mais de 30 cursos de graduação, entre presenciais, híbridos e EaD, atendendo cerca de mil estudantes.
Escolas Estaduais receberão R$ 100 milhões para o início do ano letivo de 2024
Futuro
No final de novembro, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) sancionou a lei que autoriza o retorno da área hoje utilizada pela Ulbra ao município caso a instituição de ensino deixe de atuar no local, na BR-287, no distrito de Boca do Monte. Confira o que está em discussão:
- A lei, de autoria da prefeitura, dispõe também sobre a utilização do terreno para a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (Iffar);
- No 23 de junho, uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Santa Maria debateu a criação de um campus do Instituto Federal Farroupilha em Santa Maria. Atualmente, o município já é sede da Reitoria da instituição. A proposta integra o processo de ampliação do Iffar;
- A área construída no campus da Ulbra, ou seja, os prédios, será uma questão tratada diretamente entre a Ulbra e o Ministério da Educação, que deve indenizar a universidade pela construção. Com 85 salas de aula e um auditório para 400 pessoas, a previsão do Iffar é de que 1,4 mil alunos possam ser atendidos. Para tal, haveria a contratação de 70 professores e 45 técnico-administrativos em educação.
*Com informações da Assessoria da Ulbra.